Um educador, um líder

Conheça um pouco da vida do homem que é homenageado no nome de nosso e outros grêmios estudantis.

Obras Literárias do Vestibular 2013

Confira as 5 leituras recomendadas para o próximo vestibular da UFRN..

Prestação de Contas

Confira a entrada e saída financeira devido aos gastos necessários e os serviços prestados pela gestão.

Principais Conquistas

Bolsas em Cursinho Pré-Vestibular para os alunos do 4º Ano é uma de nossas conquistas.

O movimento estudantil do RN

Um pouco da história das lutas e conquistas dos estudantes do nosso estado.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Inscrições para modalidades esportivas



Estão abertas as inscrições para as modalidades esportivas. As Inscrições acontecerão de 23 à 26 de abril para as seguintes modalidades:

Basquete feminino e masculino
Futsal feminino e masculino
Handebol feminino e masculino
Natação feminino e masculino
Tênis de mesa feminino e masculino
Voleibol de quadra feminino e masculino
Voleibol de dupla feminino e masculino
Xadrez feminino e masculino

Os interessados em participar de qualquer um dos esportes citados devem procurar o Grêmio em qualquer horário.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Obras Literárias do Vestibular UFRN - 2013

A COMPERVE divulgou a lista das 5 obras literárias de leitura recomendada para o Vestibular 2013 da UFRN.

Segue a lista:

Crônica: CRÔNICAS DE ORIGEM - Luís da Câmara Cascudo
Poesia: A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade
Romance: CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado
Teatro: O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna
Conto: ANTOLOGIA DE CONTOS - Contos brasileiros contemporâneos – Vários autores

terça-feira, 17 de abril de 2012

"UFRN adere ao Sistema de Seleção Unificada para acesso em 2013"

"A Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotará, parcialmente, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso na instituição a partir de 2013 e integralmente a partir de 2014.

A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em reunião na manhã desta terça-feira, 17, na Sala dos Colegiados, prédio da Reitoria.

De acordo com a resolução aprovada pelo CONSEPE, em seu Art. 2º, para o ingresso no ano de 2013 todos os cursos deverão oferecer, no mínimo, 50% das vagas disponíveis através do SiSU, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via vestibular.

Os cursos cujo ingresso se dá somente no segundo semestre, como Biomedicina, terão seu acesso, exclusivamente, através do SiSU, enquanto os cursos com entrada apenas no primeiro semestre terão vagas divididas, com 50% pelo vestibular e 50% pelo SiSU.

Os cursos que já adotam esse sistema continuarão a utilizar o mesmo critério.

A mesma resolução prevê que a partir de 2014 a UFRN preencherá todas as suas vagas através do SiSU, “excetuando-se os cursos que não se enquadram nesse processo seletivo”.

Após a finalização do vestibular 2013 e SiSU 2013.1 e 2013.2, a Pró-Reitoria de Graduação e a COMPERVE farão um estudo do processo de admissão e, caso seja constatada a necessidade, proporão alteração dessa resolução.

Com isso, a Universidade procura se adequar à nova realidade que já existe em diversas outras instituições federais de ensino superior, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz.

A reitora mostrou-se satisfeita com a aprovação, considerando uma “significativa evolução pela qual a UFRN irá passar nos próximos anos. Com essa mudança, a Universidade passará dos atuais 6% dos estudantes que ingressaram via SISU para 100% do alunado”.

O principal objetivo da medida é democratizar a forma de acesso ao ensino superior. “É um processo mais justo para o aluno. E essa mudança é bem-vinda para toda a sociedade”, disse a reitora."
Fonte : DN Online

segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Lei declara Paulo Freire patrono da educação brasileira"


Foi publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (16) a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. A  lei é assinada pela presidente Dilma Rousseff.
Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.
Nascido no Recife, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.


Paulo Freire mais uma vez nos fazendo sentir honrados por levar seu nome no Grêmio do Campus Natal - Zona Norte.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Movimento Estudantil do RN - Grandes histórias, enormes conquistas.

         No nosso estado, tudo começou no Atheneu, que vale ressaltar é a primeira instituição escolar brasileira. No ano de 1928, foi fundada a APE – Associação Potiguar de Estudantes – porém foi desativada com a criação, através de uma resolução do Governo Brasileiro, do Centro Estudantil Brasileiro. Retomou suas atividades em 1949, e em 1952, a UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas – em Congresso realizado em Belo Horizonte, reconheceu oficialmente a APE como entidade de representação dos estudantes potiguares,  após muitas lutas e reivindicações.
         O RN elegeu o primeiro presidente da UBES, Luís Bezerra de Oliveira, para a gestão 1948-1949, que, por curiosidade, era aluno do Atheneu; a gestão contava com mais um potiguar em sua diretoria. 
Em 1958, os estudantes conquistaram a meia-entrada e meia-passagem. Na mesma década foi eleito o primeiro potiguar para a diretoria nacional da UNE – União Nacional de Estudantes – .
“Já em 1961, um dos maiores encontros estudantis do mundo ocorreu em Natal. Era o CLAE – Congresso Latino Americano de Estudantes, promovido no Teatro Alberto Maranhão, cujo coordenador foi o presidente da UNE, Aldo Arantes. Dentre os convidados, o presidente João Goulart, Tancredo Neves, Leonel Brizola, dentre outros. Era o momento auge da revolução cubana e, já no evento que reuniu de estudantes de vários países, houve denúncias de que um telegrama da CIA orientava delegados que foram comprados para votar resoluções pró-Estados Unidos. Esse fato provocou um racha no Congresso, que acabaria sendo realizado na Escola Estadual Anísio Teixeira.”

         Em 2002 foi aprovado na Assembleia Legislativa, o projeto que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes, luta histórica entrando na lista enorme de conquistas.
Mais detalhes: Clique aqui

Principais Conquistas

Nós da atual gestão admitimos que, assim como afirmam em críticas, podíamos ter feito mais do que fizemos, nos primeiros meses de gestão. E embora saibamos que a greve dos servidores do IF e problemas com o grupo de voluntários que antes administravam o GEPF causaram certos problemas para o nosso início a frente do Grêmio, sabemos que isso não justifica que poderíamos ter feito mais.

Reafirmamos aqui que no decorrer de 2012 iremos atrás não só de cumprir as promessas de campanha, mas de lutar por qualquer objetivo que seja de interesse e traga melhoria para os alunos do Campus, ao qual nos foi dado o compromisso de representá-los. 

Gostaríamos também de comentar sobre nossas três principais conquistas:

Multifuncional própria

Houveram muitas críticas durante o tempo que a lojinha do grêmio estava sem uma multifuncional, que muito auxilia o cotidiano do estudante, e poucos foram o que quiseram realmente escutar o nosso motivo. A verdade é que consideramos o aluguel de uma multifuncional um ato inviável tanto financeiramente quanto em sua utilidade. O fato é que o tempo em que os alunos não contaram com uma multifuncional está sendo compensado agora, que graças a meses de economia, o GEPF conta com uma multifuncional própria, evitando pagamento de aluguel durante as férias e encerramentos de contrato no final de gestões.

Pavimentação da Rua Brusque

Ainda temos a meta que a rua de nosso campus seja asfaltada, o que conseguimos, junto ao Conselho Comunitário do bairro, em 2011 ainda foi que a rua fosse restaurada e que fosse providenciada uma resolução para o esgoto que se espalhava pela rua. Sabemos também que esse problema está retornando e já estamos nos mobilizando mais uma vez.

Bolsas para os Concluintes

Talvez não seja de ciência de todos, mas a diretoria fechou no início de 2012 uma parceria com o Cursão Isolados, que ofereceu para todos os alunos interessados e que estão cursando o 4º Ano bolsas de um pouco mais de 50% no curso preparatório para o Vestibular UFRN.

Prestação de Contas

Prestação de contas do período do dia 11 de agosto de 2011 a 23 de fevereiro de 2012.

A História do GEPF

A história do Grêmio Estudantil Paulo Freire surgiu no fim de 2009, ainda com o nome de Grêmio Juliano Siqueira. Em maio de 2010 a diretoria do grêmio estudantil do Campus Natal - Zona Norte tomou posse, com alguns integrantes novos em virtude do afastamento de alguns membros eleitos. Esta gestão continuou atuante até o encerramento do ano letivo de 2010, abandonando um semestre de mandato.

Ao longo de 2011, conforme se aproximava a eleição para a nova gestão do GEPF, uma preocupação surgia entre alguns alunos do Campus, afinal tudo indicava que seria uma eleição de chapa única. Com o intuito de dar uma alternativa para a representação dos estudantes, houve reuniões com 15 estudantes de onde foram escolhidos os 9 componentes da Chapa Alternativa.

Chapa esta que ganhou confiança e apoio dos alunos, ao mostrar credibilidade sendo a primeira chapa a se inscrever para as eleições, a primeira a iniciar sua campanha virtual e também a primeira a divulgar sua campanha em forma de banners, além da confiança passada aos alunos durante o debate.

A posse da nova diretoria do Grêmio Estudantil ocorreu no dia 11 de agosto de 2011, durante a programação especial do Dia do Estudante promovida pelo Campus, iniciando aí sua nova jornada em sua gestão que seguirá até o final de 2012.

Um pouco da vida de Paulo Freire


Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Apesar disso, nunca exerceu a profissão, e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau lecionando língua. Em 1944, casou com Elza Maia Costa de Oliveira, uma colega de trabalho.

Em 1946, Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres. Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, no mesmo ano, realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe militar extinguiu esse esforço. Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias. Em seguida passou por um breve exílio na Bolívia e trabalhou no Chile por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.  Em 1967, publicou no Brasil seu primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade, baseado fundamentalmente na tese Educação e Atualidade Brasileira. O livro foi bem recebido, e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969. No ano anterior, ele havia concluído a redação de seu mais famoso livro, Pedagogia do Oprimido, que foi publicado em várias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970) e até o hebraico (em 1981).

Em razão da rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Paulo Freire, ele não foi publicado no Brasil até 1974, quando o general Geisel assumiu a presidência do país e iniciou o processo de abertura política.Depois de um ano em Cambridge, Freire mudou-se para Genebra, na Suíça, trabalhando como consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas. Durante esse tempo, atuou como consultor em reforma educacional em colônias portuguesas na África, particularmente na Guiné-Bissau e em Moçambique.

 Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial. Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.

Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.



Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More